Outros

OPERADORAS PASSAM A USAR COTAÇÃO DO DÓLAR DO DIA DA COMPRA

03 mar 2020 • por Katy Cardoso • 0 Comentários

Mais precisão no custo das compras internacionais

Entrou em vigor nesse primeiro de março a determinação do Banco Central (Circular nº 3918) obrigando todas as operadoras de cartão a utilizar a cotação do dia da compra. Anteriormente, essa cotação do dólar considerava o dia de vencimento da fatura para converter o valor em real.

A nova normativa tem o intuito de dar mais previsibilidade aos consumidores que usarem cartão de crédito para compras no exterior, ou para aquelas compras feitas através de sites estrangeiros.

Ainda em 2018, quando anunciou a mudança na regra, o Banco Central (BC) usou como argumento que o cliente ficava vulnerável às variações do dólar no mercado financeiro do dia em que o gasto foi efetuado, até o momento do pagamento da fatura mensal.

Bancos serão obrigados a tornar disponível em todos os seus canais de atendimento ao cliente a taxa de conversão do dólar para o real utilizada no dia anterior, e publicar informações sobre o histórico das taxas de conversão.

Os consumidores também devem observar que as compras no exterior feitas com o cartão de crédito têm incidência do imposto sobre o IOF, com alíquota de 6,38%.

Fonte: multicidades.com.br

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post