Bahia, Notícias

O Óleo Que Você Usa E Joga Fora Pode Ser Transformado Em Sabão Líquido

14 jul 2020 • por Katy Cardoso • 2 Comentários

O Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês, Utiliza Óleo Usado Na Fritura Para Produzir Sabão Líquido E Doar Para Famílias Do Vale Do Jiquiriçá

No Centro de Educação Ambiental (CEA) do Campus Santa Inês do IF Baiano, está sendo desenvolvido ações de ensino, pesquisa e extensão em Educação Ambiental com projetos como reciclagem de papel, compostagem de resíduos orgânicos domésticos, e uso de óleo de descarte para produção de sabão.

Sabendo que o sabão é um recurso fundamental para garantir que as famílias realizem as recomendações da OMS de higienização das mãos e utensílios, foi testado uma receita difundida pela EMBRAPA para produção de sabão líquido, que em sete dias já está pronto para uso (a receita de sabão artesanal pode ser feita inclusive em sua residência).

O início o projeto foi desenvolvido com recursos próprios, e em seguida, foi submetido a um edital da PROEX para garantir recursos financeiros e assim ampliar a produção e atender um maior número de família do município de Santa Inês e de todo Vale do Jiquiriçá.

O projeto também conta com uma mobilização de pessoas e empresários que tem contribuído com a doação de óleo de descarte e de garrafas pet, que são higienizadas e reutilizadas para envasar o sabão. Sendo assim, dois resíduos sólidos deixam de ser um problema para se tornar elementos de uma ação, que irá garantir para muitas famílias a realização das práticas de higienização fundamentais para barrar a disseminação da COVID-19.

Além de docentes e da técnica em laboratório do Campus SI do IF Baiano, compõe a equipe que está atuando neste projeto mais três discentes e uma voluntária do curso de agronomia da UFRB.

“Neste momento, em que enfrentamos uma pandemia que afeta, além da saúde, questões ordem econômica e social, nossa equipe entendeu que era necessário fazer algo para amenizar os impactos das famílias em situação de vulnerabilidade econômica por causa da COVID-19, promovendo condições para o enfrentamento contra esta doença”. Por Adriana Martins da Silva Bastos Conceição, docente do Campus e coordenadora do projeto.

Amo este projeto! Por isso, fiz questão de publicar aqui para um maior conhecimento e reconhecimento da população. Alguns empresários, donos de restaurante da região, já entregaram e fizeram sua parte. Vamos divulgar e participar desse movimento que abrange diversas família do Vale. Vamos compartilhar esta ideia!

Entrega Em Jaguaquara: Hotel Irmãos Vaz

Comente Aqui
 
2 Comentários
  1. Adriana Conceição   ///   23/07/2020 - 03H11

    Obrigada pelo divulgar nosso projeto. E por contribuir com as coletas de óleo e garrafas.

Posts Anterior
Próximo Post