Dicas

SAÚDE – Especialista indica tendências fitness que prometem colocar o corpo em movimento em 2020!

08 jan 2020 • por Katy Cardoso • 0 Comentários

2020: tendências fitness que prometem colocar o corpo em movimento!

O Brasil é o quinto colocado no ranking do sedentarismo no mundo. Isso significa que 46% da população – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) – não tem se preocupado muito em colocar o corpo em movimento, por pelo menos vinte minutos ao dia, seja em atividade leve ou moderada. Então, se a academia entrou na lista de metas para o ano de 2020, algumas atividades têm chamado atenção dos futuros praticantes.

As novas modalidades combinam música, dança e treinamentos intensos que podem ser realizados em menos de uma hora. Uma delas pode se tornar a favorita! Para quem busca definição e não gosta de musculação, o treinamento funcional oferece resultados similares. Só que em treinos muito mais dinâmicos, que se baseiam em movimentos naturais do corpo, como agachar, pular, correr, girar e empurrar. “Além de fortalecimento muscular, os treinos funcionais também trabalham a capacidade cardiorrespiratória. O aluno pode se preparar para suar muito sem ver o tempo passar”, explica Guilherme Reis, Coordenador da Rede Alpha Fitness. A Yoga se tornou muito popular no Brasil e hoje faz parte da grade de aulas regulares das academias. Trabalha o alongamento, a definição e o condicionamento físico por meio de movimentos suaves utilizando o próprio corpo. Mas ficou famosa por um benefício: o relaxamento mental. A base dos exercícios é a respiração correta, por isso a yoga permite que o praticante desenvolva concentração e consciência corporal.

O HIIT (High Intensity Interval Training) é um treinamento intervalado de alta intensidade. São exercícios curtos, de exaustão, intercalados com pequenas pausas de descanso. Há aulas específicas, geralmente com o apoio de equipamentos que trabalham o condicionamento cardiorrespiratório, como cordas, esteira e bicicleta; mas o HIIT também é utilizado em circuitos, combinado com a musculação. “Como é intenso, é mais indicado para quem já pratica alguma atividade e já tem preparo físico intermediário”, diz Guilherme. Treino em grupo, ou as famosas aulas coletivas, como de bike indoor, step ou dança. A vantagem desses treinos é a questão motivacional que o grupo favorece. Isso porque várias pesquisas já mostraram que interagir com outras pessoas melhora a sensação de bem-estar, reduz o estresse e desperta mais motivação entre os praticantes de uma atividade física.

“Em geral, as aulas em grupo são melhores porque as pessoas se sentem mais motivadas e a presença das outras melhora a resposta de prazer. Por conta disso, os alunos conseguem treinar melhor”, completa o especialista da Rede Alpha Fitness.

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post