Dicas, Saúde

Possíveis efeitos psicossociais no processo de distanciamento social

06 abr 2020 • por Katy Cardoso • 0 Comentários

Por Flávia cortes – Psicologa CRP-03/13493

Diante do quadro de pandemia que vem sendo instalado no Brasil medidas importantes estão sendo tomadas, medidas essas que podem definir o rumo da saúde no nosso país.

Estudos realizados mostraram que pode haver efeitos psicossociais diante dessas medidas. Sendo assim, se torna necessário o cuidado com a larga quantidade de informações que vem sendo ofertadas e algumas delas sendo falsas, fazendo com que sentimentos associados a quadros mais depressivos e ansioso apareçam.
Obter informações necessária e verdadeiras são imprescindíveis para evitar o pânico, e o município vem se responsabilizando para deixá-los informados.

Entender o processo de quarentena como uma estratégia de auto cuidado ajuda a reduzir os sentimentos de irritabilidade e angústia. Utilizar esse tempo para ler ou assistir algo que você goste e muitas vezes não teve tempo para realizar, tem sido uma excelente opção nesse tempo. Utilize também a tecnologia como meio de comunicação, a exemplo vídeo chamada coletiva entre família e amigos, isso pode suprir um pouco a saudade.

Quando estamos amargurados ou embrutecidos não conseguimos pensar em estratégias de soluções e de auto cuidado. Nesse momento, precisamos mostrar que não somos apenas um povo simpático, somos empáticos, compreendendo que nos distanciar agora é a forma de garantir que possamos em um outros momento nos abraçar novamente.

Com carinho,
Flávia cortes – Psicóloga CRP- 03/13493

Contato: 73 991086054

https://www.instagram.com/flaviacortespsicologa/?hl=pt-br

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post