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Pilates Pelo Bem Do Corpo E Da Mente

10 jul 2020 • por Katy Cardoso • 0 Comentários

Pesquisa brasileira revela que a modalidade traz ganhos físicos e psicológicos para quem já passou dos 60 anos.

O pilates foi criado pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates (1883 – 1967) e une princípios de ioga, das arte marciais e da meditação. Os movimentos e posições podem ser feitos no chão ou com o auxílio de aparelhos específicos.

Engana-se quem pensa que pilates é apenas um treino leve e tranquilo para se alongar. As sessões trabalham as mais diversas aptidões, como a resistência muscular, a postura e a respiração.

Olha que bacana: um estudo realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina mostra que até sujeitos mais maduros podem se beneficiar da prática. Para chegar a essa conclusão foram recrutadas 61 mulheres com idade média de 64 anos. Metade realizou aulas da modalidade duas vezes por semana durante quatro meses, enquanto a outra parcela não mexeu o corpo ao longo do mesmo período.

Os resultados apontam que as adeptas do pilates apresentavam mais flexibilidade, força, condicionamento e equilíbrio. Além disso, foi observado uma melhora em questionários que medem a satisfação com a vida e a autonomia.

Antes de se matricular em qualquer estúdio de pilates, veja as dicas abaixo:

  • Converse com seu médico e veja se você está liberado para fazer os exercícios sem se prejudicar.
  • Priorize locais que oferecem aulas individuais ou com poucas pessoas. Assim, o professor orienta melhor cada aluno.
  • Veja se o profissional é formado em educação física ou fisioterapia.
  • Vista-se sempre com roupas leves e que facilitem a movimentação do tronco, dos braços e das pernas.
  • Não há necessidade de pegar pesado logo de cara: a dificuldade das sessões progride aos poucos.
  • Se você sentir dor em algum momento, há algo errado. Avise o professor e veja se sua postura está correta.

Saiba que não tem limite de idade para o pilates – os treinos são adaptados para cada indivíduo.

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