Alimentos, Saúde

Selênio Versus Câncer

13 jul 2020 • por Katy Cardoso • 0 Comentários

Abundante na castanha do pará, o nutriente se mostrou capaz de resguardar o fígado contra o desenvolvimento de tumores.

Essa faceta do mineral apareceu após cientistas analisarem cerca de meio milhão de pessoas em dez países europeus. No trabalho, que foi conduzido por várias entidades, incluindo a respeitada Agência internacional para Pesquisa em Câncer, a substância protegeu contra o câncer de fígado mesmo na presença de fatores de risco importantes para esse tumor.

Apesar de os mecanismos de ação não estarem claros, uma nutricionista da Universidade de São Paulo, conta que o selênio é um poderoso antioxidante. Por causa disso, seria útil contra todas as doenças que têm como pano de fundo uma produção exacerbada de radicais livres – caso câncer.

A maior fonte de nutriente é a castanha do pará. Mas cabe lembrar que o teor de selênio nos alimentos varia de acordo com o tipo de solo em que eles são produzidos.

Uma castanha com 5g tem um teor de selênio que pode chegar a até 575 microgramas

Outras Fontes De Selênio

  • Pescada branca – 1 filé pequeno – 12,9 mg de selênio
  • Peito de frango assado – 1 unidade pequena – 8,5 mg de selênio
  • Farinha de trigo – 6 colheres de sopa – 6,4 mg de selênio
  • Ovo cozido – 1 unidade média – 5,9 mg de selênio
  • Atum enlatado – 1 colher de sopa cheia – 4,3 mg de selênio
  • Leite integral – 1 copo pequeno cheio – 3,1 mg de selênio

Uma queixa em relação à oleaginosa é o valor salgado. Mas tem uma atenuante aí: o correto é comer uma unidade ao dia (tem médicos que receitam duas). Isso porque, em geral, essa quantidade já supre a necessidade diária de selênio. E o excesso do mineral é tóxico. Então o pacote vai durar bastante.

Temos muitos aliados a saúde vindo da alimentação. Eu confesso que já estive em consulta com nutrólogos e todos mandaram eu consumir duas castanhas do pará ao dia. Vou retornar com este hábito.

Matéria da revista Saúde / Editora Abril

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