Alimentos, Dicas

Os Legumes e Suas Categorias

08 jul 2020 • por Katy Cardoso • 0 Comentários

Ei! Você sabe tudo sobre legumes? Vamos conhecer as categorias desses alimentos saudáveis? Veja que interessante!

Um legume é a parte comestível dos vegetais. O termo refere-se também, por metonímia, às hortaliças, apesar de terem uma classificação biológica diferente.

De acordo com a parte da planta que é consumida e as suas características, existem várias categorias de legumes.

  • Legumes secos: são aqueles que são consumidos quando as sementes são colhidas na maturidade. Seu baixo teor de umidade ajuda a conservá-lo em lugar seco. Estes legumes secos são representados principalmente por leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja.
  • Legumes-caules: comem-se partes do tronco, como por exemplo: aspargo, broto de bambu, alho, cebola etc.
  • Legumes-flores: comidos como inflorescências ou botões florais: couve-flor, brócolis, alcaparras e a alcachofra.
  • Legumes-raízes: são na verdade as raízes da planta e crescem embaixo da terra, como: beterraba, cenoura, nabo, rabanada etc.
  • Legumes de fruto: são preparados, na culinária, como vegetais, mas são classificados biologicamente como frutos: berinjela, pepino, picles, abóbora, abobrinha, quiabo, azeitona, pimenta, pimentão, tomate etc. A esta categoria pertencem também as vagens, que são colhidas antes da maturidade: ervilha, feijão verde etc.

E aí? Sabia dessas categorias dos legumes? Confesso a você que para mim é novidade! Só sei que os legumes são saudáveis, saborosos e lindos de se apreciar, não é verdade? Amo legumes de todos os jeitos, porém, tem alguns que assado, com um fio de azeite, ficam super saborosos e nos ajuda a manter a forma física e a saúde do corpo.

Vamos falar muito sobre alimentação por aqui tá! Ah! Se você tiver uma receitinha saudável com legumes e quiser compartilhar com a gente, será magnífico! Vamos amar!

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post