Alimentos, Saúde

Limão – Um Dos Frutos Que Mais Benefícios Traz À Nossa Saúde

10 jul 2020 • por Katy Cardoso • 1 Comentário

Já é comprovado que o limão é um dos frutos que mais benefícios traz à nossa saúde, quer pelo seu poder curativo elevado, como pelas substâncias que ajudam a prevenir diversas doenças.

Este fruto possui uma grande concentração de Vitamina C, ajudando a evitar a fragilidade dos ossos ou a má formação dos dentes. A sua ação torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras e ajuda a evitar hemorragias.

Os sais minerais que possui ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

A casca do limão possui uma substância chamada d-limoneno, um princípio ativo, que ajuda combater a ansiedade, a depressão ou o cancro, para além de dissolver cálculos renais e desentupir as artérias.

Como remédio, o limão é usado contra a icterícia, a diabetes, a hemorragia nasal, as doenças da pele, infecções da garganta, gripes, constipações e dores de cabeça. Também é benéfico para dissolver o ácido úrico e indicado para casos de acidez do estômago e da conjuntivites, alergias, mau hálito e outras doenças.

Estudos comprovam que o fruto também ajuda a emagrecer, a baixar o colesterol, a desintoxicar o sangue e a ativar o sistema imunológico.

O limão é rico em Vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro) e tem baixo teor de calorias. Esse fruto originário do sudoeste do continente asiático, é pro excelência o rei dos temperos e o campeão dos remédios, tendo assim a mais ampla aplicação na cozinha e na medicina.

Os Tipos De Limão

  • Limão Tahiti: Trata-se de um híbrido da lima da Pérsia com o limão cravo, motivo pelo qual recebe também o nome de lima ácida. É o maior limão de valor comercial no Brasil, tendo um excelente potencial de exportação. Isto está relacionado à ausência de sementes, a cor e aroma exótico.
  • Limão Siciliano: Trata-se do limão verdadeiro, o limão original. É bastante consumido na Europa e na América Latina. Na falta de sol, apresentam menos suco e mais casca. Pelo seu custo mais elevado é possível encontrar agrotóxicos nesse fruto.
  • Limão Galego: Apresenta casca fina e lisa, de cor verde ou amarela clara. A polpa tem de cinco a seis sementes, é rica em suco de sabor ácido e bastante cultivado nos quintais do nordeste brasileiro.
  • Limão Cravo: Trata-se de uma variedade bem rústica, motivo pelo qual é conhecido por vários nomes regionais: limão rosa, capeta, vinagre, entre outros. É um limão encontrado facilmente nos quintais do interior brasileiro, porém difícil de encontrar nas cidades grandes. Tem a casca levemente solta e polpa na cor laranja avermelhado. É a variedade com menor teor de frutose.

Viu aí que bacana! Conhecendo sobre esse fruto poderoso e com tantos benefícios para a saúde. Muitas pessoas usam o limão em jejum com água. Nós vamos falar sobre isso mais adiante, ok! Estou com bastante conteúdo para compartilhar com você sobre o limão.

Comente Aqui
 
1 Comentário
  1. Célio santos   ///   10/07/2020 - 05H53

    Boa noite por favor me envia como acabar com a ansiedade e Depressão/e insônia

Posts Anterior
Próximo Post